Um imóvel na praia é o sonho de muita gente. Não há dúvidas de que este é um excelente investimento, pois além da valorização natural que uma propriedade próxima de um balneário já tem, na hora de realizar a venda ou até mesmo faturar com aluguéis, é possível fechar excelentes negócios. Contudo, o que muita gente não sabe é que existem muitos cuidados que precisam ser tomados.

Da manutenção preventiva aos cuidados com a saúde das pessoas que vão usufruir do imóvel, passando por segurança e cuidados na hora de alugar, muita coisa deve ser considerada.

A seguir, veja os principais cuidados que todo mundo deve ter para manter um imóvel na praia:

1 – Manutenção preventiva

O clima úmido, os ventos fortes, a maresia e as constantes variações climáticas tendem a prejudicar a pintura e a causar ferrugem em estruturas metálicas ou de ferro, como janelas e portas.

Estas características climáticas, aliadas ao período grande em que uma propriedade na praia tende a ficar fechada ao longo do inverno, também podem trazer danos à fiação elétrica. Por isso, a manutenção preventiva é muito importante numa propriedade próxima à praia.

Como, geralmente, quem compra um apartamento na praia só o utiliza durante a temporada de verão, é necessário fazer visitas periódicas para verificar as condições do imóvel e não adiar os reparos necessários. Assim, quando houver o interesse ou a necessidade de vendê-lo, não será necessário despender grandes investimentos com reformas.

2 – Segurança é essencial

Especialmente na temporada de verão, os balneários movimentados são alvos de criminosos ou vândalos. Assim, é necessário investir preventivamente em segurança. Os condomínios precisam ter uma política de prevenção de incidentes, com guardas, porteiros e vigilantes, câmeras e regras que todos os moradores devem seguir.

Casas particulares também devem seguir este princípio. É aconselhável investir em um serviço terceirizado de monitoramento, além de cobrar do poder público um policiamento rigoroso e presente o ano todo.

3 – Cuidados com aluguéis de temporada

Um imóvel na praia pode se tornar uma fonte de renda. O aluguel durante as temporadas de veraneio pode trazer um bom rendimento. Contudo, é preciso tomar cuidados.

Criar regras, mostrar as condições do imóvel antes e verificar durante a saída dos inquilinos, bem como ser criterioso para avaliar as pessoas interessadas, são sempre cuidados muito bem-vindos.

4 – Saúde acima de tudo

Se o imóvel fica fechado durante todo o inverno, uma boa limpeza e dedetização antes da temporada de férias – ou de alugar para outras pessoas – é essencial. O mofo, a umidade e até a proliferação de insetos pode ser muito prejudicial à saúde das pessoas.

Deixar para fazer tudo na última hora pode facilitar para que a limpeza, a manutenção e até a dedetização sejam feitas com qualidade aquém do esperado – além de exigir investimentos inesperados e muito altos.

Você está pensando em investir em um imóvel na praia? Temos oportunidades de negócios incríveis em verdadeiros paraísos do Nordeste brasileiro. Veja aqui.

Fonte: ICA Construtora

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *